Retro Perspectiva

2


   Você vai ouvir (ou ler) nas retrospectivas que 2010 “foi um ano de altos e baixos”, para mim todo ano é mais baixo que outro, mas isso é opinião própria.
   Foi ano de copa, que deixa todo mundo feliz e apaixonado por (ou pelo, não prestei atenção nessa aula) futebol. No meio de muitos fiascos e grandes partidas como as jogadas pelas seleções da Argentina, Espanha e Alemanha, muitos figurantes ganharam destaque. Como o polvo Paul que acertou o resultado de várias partidas e desbancou os astrólogos, médiuns, pais /mães de santo e etc. Mick Jagger que ganhou na categoria de pé frio do ano (alguém pensou em pedir para ele assistir um show do cine? Ok, fã do cine, é brincadeira).
   Teve também aquela modelo (Larissa Riquelme) que ficou famosa só porque guardou o celular entre os seios, o Maradona que sempre causa e a jabulani que ficou com a culpa pelos erros dos jogadores. Com grandes erros da arbitragem a copa foi um fiasco para grandes seleções favoritas, como o Brasil, que foi eliminado nas quartas de final pela a Holanda por 2 a 1. E a culpa pela eliminação ficou em cima do jogador Felipe Melo e, é claro, para o zangado Dunga que foi um grande cidadão quando entrou na campanha de “não usar craque”. E o prêmio de grande e ensurdecedor destaque da copa ficou para a vuvu -que porra de som é esse- zela.
   Esse ano (e como todos os anos seguintes serão) foi de grande destaque para a ciência com o primeiro transplante total de rosto, ocorrido em junho. E quem diria?! A origem da safadeza humana é beeem antiga, cientistas descobriram que o homem tem em seu DNA um pouco do Homem de Neandethal, ou seja, alguém comeu a carne do vizinho.
   A astronomia teve grande destaque com descobertas: já foi possível viver em marte. A hipótese de que há regiões no sistema solar com bastante água congelada deixa cada vez mais de se tornar hipótese e a grande descoberta de um planeta que se assemelha à Terra (possui atmosfera e água liquida, indispensáveis para o aparecimento da vida). Então, não fique triste, se a terra acabar mesmo em 2012, podemos pedir asilo logo ali no nosso vizinho.
   Teve também o senso marinho, mais pesquisas com células-tronco, o primeiro avião movido à energia solar e a descoberta de um aquífero na Amazônia (que pode ser a maior reserva de água potável do mundo, ou seja, mais uso ilegal de recursos naturais e mais lucro para o governo brasileiro).
   Nos esportes, Felipe Massa “pediu para sair”, Neymar fez birra, o vôlei masculino ganhou mais uma vez e o feminino quase chegou lá, Mano (♥) foi para a seleção e Anderson Silva faturou mais uma no boxe.
   No quesito grandes tragédias que dão lucro para emissoras de rádio e TV os premiados são: Eliza Samudio, que levou um cartão vermelho do goleiro Bruno; os 33 mineiros do Chile que resolveram brincar de “Big Brother” debaixo da terra; o tremorzinho de terra de 7.0 na escala Hitler no Haiti; a catástrofe em Angra dos Reis; no Rio a brincadeira de Polícia e Ladrão acabou ficando séria e muitas pessoas acabaram se tornando as vítimas, etc, etc e etc, que o que não falta é merda por aí.
   No cinema os grandes premiados foram Avatar, com direção de James Cameron, que acabou perdendo a estatueta de melhor filme para a produção da sua ex-mulher Kathryn Bigelow, com Guerra ao Terror. Vingança boa essa em? E o cinema nacional brilhou com Tropa de Elite 2, que você gostando ou não, bateu os recordes de bilheteria com mais de 11 milhões de exibições e se tornou o filme nacional mais visto na história.
   Na música, entre grandes lançamentos como Maria Gadú e o incrível Cd da Sandy ( eu gostei), uma onda colorida surgiu para deixar tudo, sei lá, mais “radical”. E a grande premiada do ano foi a banda Restart que faturou tudo no VMB e também no prêmio Multishow. Na música internacional só deu ela: Gaga ulalá...
E deixei para o Gran Finale o quisito: Eleições.
   No meio de episódios como: “bolinha de papel” na cabeça do Serra; o escândalo com a ministra da Casa Civil, Erenice Guerra; a questão do aborto; fixa limpa e etc.... os grandes vencedores foram a Dilma e o Tiririca.
   Depois de 39 homens ocuparem a Presidência da República, Dilma Rousseff vence o tucano José Serra e assume o poder tornando-se a 1ª mulher no cargo mais importante do país.
   Depois de muita gente ter lutado para tirar o Tiririca da jogada, ele fica com o cargo de deputado federal.
   Vencedores à parte, os grandes destaques das eleições para mim foram: Marina Silva (que surpreendeu a todos com 19,33% dos votos), Plínio de Arruda (um caso à parte) e o governador Eduardo Campos de Pernambuco (que foi reeleito com 82,84% dos votos).
   E agora que o Lula vai ter um tempo livre bem que ele poderia fazer umas aulinhas de português e inglês, poderia até contratar a Vanusa para isso, pelo menos para aprender a cantar o Hino Nacional certinho, né Vanusa?
   Para 2011 espero que bandas com letras bem trabalhadas e que vão à contramão do "mercado musical" ganhem mais reconhecimento, que o esporte brasileiro brilhe cada vez mais (não só o futebol), que as pessoas aprendam a ter mais tolerância e respeitem mais o próximo e que a Dilma comece com uma boa gestão, mas se ela não agradar, a gente chama o Neymar para demiti-la.
   Mas, se não rolar... O Brasil é uma puta falta de sacanagem mesmo.
   ....
   ....
   ....
   Brincadeira, eu amo esse país.

2 opiniões:

Murilo disse...

Hahahahaha!
Apesar de não ter votado na Dilma, espero que ela faça uma boa gestão (mesmo tendo o Michel Temer como vice). E que o Neymar não precise entrar nessa história...

Paula e Erick disse...

Adorei Nalu!

Estou com o Murilo. Não votei na Dilma, fiz até campanha contra, mas já que ela ganhou, torço para que faça um bom governo. A gente merece.

E deixemos o Neymar como carta-curinga para a próxima aventura do Lula-lá.

Postar um comentário